Sobre o 1º Cartório

Sobre o 1º Cartório

Por força do Ato n° 866 do Exmo. Sr. Governador do Estado de Pernambuco,  publicado no Diário Oficial do Estado de Pernambuco em 12/04/1984, a Belª. Maria de Lourdes Fonseca dos Santos Foi nomeada, após aprovação em Concurso Público,  para exercer os cargos de Tabeliã e Escrivã do 7º Cartório de Notas e Escrivania  de Olinda-PE. 
 
Posteriormente,  com o advento do Provimento nº 02/1993, da Corregedoria Geral de Justiça do Estado de Pernambuco,  houve a renumeração e desanexação das atribuições,  permanecendo, desde então,  a Belª. Maria de Lourdes Fonseca dos Santos como Tabeliã Titular do 1º Cartório de Notas de Olinda-PE. 
 
A Tabeliã Maria de Lourdes Fonseca dos Santos é bacharela em Direito, pela Faculdade de Direito do Recife, da Universidade Federal de Pernambuco (1981),  e Especialista em Direito Notarial e Registral, pelo Complexo de Ensino Superior Arthur Thomas (2012), da Cidade de Londrina-PR. 
 
O 1º Cartório de Notas de Olinda-PE tem como finalidade precípua a segurança jurídica dos atos praticados, a fim de gerar a prevenção de litígios e assegurar a paz social.
São princípios norteadores das atividades desenvolvidas pelo 1º Cartório de Notas de Olinda-PE a observância das normas legais atinentes, os princípios éticos,  o profissionalismo, a responsabilidade, a imparcialidade e o atendimento com urbanismo e presteza.